Papel Carbono: Preto ou Colorido qual usar.

Share

Qual papel carbono usar para transferir o risco para o tecido, preto ou colorido?

A opção é o papel carbono, o mesmo usado pelas costureiras, o papel carbono permite transferir o risco ou o gráfico, para o tecido, o risco transferido com o papel carbono vai definir em grande parte o sucesso de sua pintura.

O papel carbono é encontrado em várias cores, do preto ao branco.

Papel Carbono – Várias Cores

Qual cor de Papel Carbono Usar.

A cor do papel carbono é um detalhe fundamental, porque , é o risco que irá orientar a pintura, se usar uma cor inadequada, não conseguirá ver os detalhes do risco para pintar.

Uma cor mais clara, o amarelo, não definirá com precisão os detalhes do risco, não ficará nítido, para que possa ser reproduzido, embora, seja escolhido por muitas artesãs, que acreditam ser a melhor opção, por não manchar o tecido, seguindo este pensamento, seria o ideal então uma cor intermediária.

Vermelho, sim, o vermelho consegue definir com alguma precisão os detalhes a serem pintados, mas, ainda assim deixa a desejar em alguns casos.

O azul, porque não o azul, está cor, o azul geralmente mancha, e muitas cores de tintas não cobrem o risco, na cor de tinta amarelo, a mancha é mais evidente, chegando a ficar esverdeado, é incrível o que acontece com a cor azul do papel carbono.

O papel carbono branco, esse sim, deve ser usado nos tecidos mais escuros, mas na grande maioria, a pintura em tecido é feita em tecidos brancos, ou com tons claros, ou seja a cor que nos resta é o papel carbono preto.

Como usar o papel carbono preto e não manchar o tecido

O papel carbono preto, é a cor ideal para transferir os riscos para o tecido, por ser totalmente escuro, garante que todos os detalhes do risco fiquem visíveis e bem definidos para que sejam reproduzidos com precisão e segurança durante o processo de pintura.


Mas o papel carbono preto mancha, sim, ele mancha.
E mesmo assim, é o melhor para transferir os riscos.
Com manchas e tudo mais? Não.


Quando for usar o papel carbono preto pela primeira vez, ele chega a ser grosso, acetinado, aveludado, e desta forma original, irá manchar o tecido, pois carrega um excesso de tinta.

Como evitar as manchas do papel carbono preto


Evite que o papel carbono preto manche, seguindo os seguintes passos.


Passe uma buchinha seca para pia, aquelas verde e amarelo, use o lado amarelo da buchinha.

Passe suavemente a buchinha seca no lado da tinta preta, faça movimentos suaves de vai e vem, retirando assim o excesso de tinta preta do papel.

Depois de retirar um pouco da tinta preta com a buchinha, passe suavemente sem pressionar, um pano seco e macio. Com o pano irá retirar o pó da tinta que ficou solta, que acaba se soltando e irá manchar o tecido.


E finalmente, quando for transferir o risco, não acalque muito, apenas o suficiente para visualizar o risco com todos os detalhes.


Um detalhe importante: quando estiver transferindo o risco, não apoie a mão esquerda em cima do papel carbono, use alfinetes para prender o risco, então não é necessário apoiar a mão esquerda para segurar o risco, está atitude costuma manchar o tecido.

Quando for pintar, fica uma sombra escura, é a pressão da sua esquerda que causa estas sombras escuras. Deixe a força para a ponta da caneta sem tinta que irá usar para transferir o risco.

Transfira o risco usando o carbono preto que retirou o excesso de tinta com a buchinha, e quando for transferir o risco cuide de sua mão esquerda para não manchar o tecido. Assim sua pintura ficará limpa das manchas e com um risco perfeito, sua pintura também ficará maravilhosa.

Papel Carbono Preto

Veja este vídeo e aprenda mais algumas dicas

Como Transferir Risco para o Tecido


Conheça o Canal Maricélia Pinturas, se inscreva para saber todas as novidades do canal

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

3 thoughts to “Papel Carbono: Preto ou Colorido qual usar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *